segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Novamente trago um artigo sobre o TAF. Teste de aptidão física.


 Embora não seja a principal preocupação dos concursandos na hora de se candidatar a um cargo público, o Teste de Aptidão Física (TAF) é responsável por um grande número de reprovações. Como boa parte dos candidatos nunca realizaram testes físicos como este, FOLHA DIRIGIDA entrevistou o professor de Educação Física do Curso Maxx, Fábio Azevedo, afim de esclarecer as principais dúvidas dos candidatos sobre o TAF do concurso para a área de Segurança do Maranhão. 

Para o professor, o grande número de reprovações no TAF se deve a negligência dos candidatos em relação à preparação para o teste e, assim como o concorrente deve se preparar intelectualmente com antecedência, o mesmo deve acontecer com a preparação física. Segundo Fábio, a prática de exercícios físicos regularmente não garante o bom desempenho no TAF.

"Os candidatos que já praticam exercício são privilegiados, eles começam bem a frente dos demais. No entanto, um dos princípios da avaliação é a especificidade do movimento. Não adianta só praticar exercícios, é necessário que você treine o teste em si e com supervisão adequada."

Em relação ao pouco tempo de preparação entre a prova escrita e o teste físico, Fábio Azevedo ressalta a importância do planejamento. "O planejamento é a grande arma de todo concurseiro. Em termos fisiológicos, a realização de exercícios aeróbicos só tem a facilitar o processo intelectual. O grande problema é o tempo, então é necessário que ele otimize seu horário para realizar as duas tarefas", orientou.

Para reforçar a preparação, o professor ainda deu dicas sobre os principais exercícios que serão cobrados no TAF. "É importante que os concorrentes tenham cuidado com a barra fixa, é o teste que mais reprova. Além dele, é bom se preocupar com o meio sugado e o abdominal remador."

Nenhum comentário:

Postar um comentário